terça-feira, 11 de novembro de 2025

VAR semiautomático

 O futebol brasileiro vai adotar o impedimento semiautomático a partir de 2026, em uma atualização do sistema do VAR. A tecnologia, já usada em torneios como a Copa do Mundo e a Champions League, promete tornar mais ágil e preciso o julgamento de lances ajustados.

O sistema combina câmeras de alta velocidade, instaladas ao redor do campo, com sensores colocados dentro da bola. As câmeras captam em tempo real a posição de cada jogador, e o sensor indica o exato momento do passe.

A partir desses dados, um software gera uma animação 3D que mostra se o atacante estava à frente do penúltimo defensor. O árbitro de vídeo recebe essa informação e valida a decisão com base nas regras do jogo.

Por isso o nome “semiautomático”: o sistema faz o cálculo e sugere automaticamente a linha de impedimento, com base em sensores e câmeras, e o árbitro de vídeo (VAR) valida o lance antes de comunicar o árbitro de campo.




O tempo de checagem cai de minutos para poucos segundos, e a margem de erro é reduzida, já que as medições são feitas por sensores e não por traçados manuais.

A CBF testou o sistema com cerca de 30 iPhones 16 Pro instalados em estádios brasileiros para avaliar a captura de imagens e o potencial de aplicação nacional, de acordo com o "ge". A entidade ainda não confirmou qual empresa será responsável pela operação da tecnologia, mas o objetivo é ter o sistema funcionando na Série A de 2026.

Lando Norris vence GP Brasil

 

Lando Norris vence e Bortoleto bate na primeira volta

O piloto da F1, Lando Norris sobrou no GP de São Paulo, neste domingo (9). Líder da temporada, o piloto britânico praticamente liderou de ponta a ponta a prova. O italiano Kimi Antonelli, em sua melhor corrida na carreira, terminou em segundo, enquanto o holandês Max Verstappen, que largou dos boxes e fez ótima prova de recuperação, ficou em terceiro.

O piloto britânico dedicou a vitória a Gil de Ferran, ex-piloto francês naturalizado brasileiro, que faleceu em 2023.

— Essa é para Gil (de Ferran). Foi um dos meus mentores quando cresci na modalidade há alguns anos. Então esse é para ele, estou certo de que ele estaria muito orgulhoso disso. Pensei nisso enquanto estava dirigindo. Foi um final de semana perfeito — celebrou Norris, após seu sétimo triunfo na temporada. Antes, ele venceu no México, Hungria, Grã-Bretanha, Áustria, Mônaco e Austrália.

Com sua 11ª vitória na carreira, o piloto da McLaren abriu distância para Oscar Piastri, seu companheiro na escuderia, na classificação na temporada da F1, faltando três etapas para o fim: Las Vegas, Catar e Abu Dhabi.




terça-feira, 4 de novembro de 2025

Bolo de Fubá

 

O bolo de fubá é um dos clássicos da culinária brasileira. Fácil de preparar, fica ainda mais saboroso quando leva goiabada no meio, que dá um toque especial à receita. No entanto, depois de repetir a mesma versão por muito tempo, é natural querer variar um pouco. É por isso que o bolo de fubá cremoso está conquistando o paladar de muitas pessoas.

 

Com duas camadas de massa macia de fubá e uma generosa camada cremosa no meio, esse bolo combina com o seu café da manhã ou lanche da tarde. O melhor é que ele pode ser feito no liquidificador, o que torna o preparo prático e evita bagunça na cozinha. A receita, compartilhada pelo Dika da Naka no YouTube, fez o maior sucesso, veja como preparar em casa!

 

Receita de bolo de fubá cremoso

Ingredientes

3 ovos

2 colheres (sopa) de manteiga

3 xícaras (chá) de leite

2 xícaras (chá de açúcar

1 xícara (chá) de fubá

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

50g de parmesão ralado

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Antes de começar, pré aqueça o forno a 180°C

No liquidificador, coloque os ovos, a manteiga, o leite, o açúcar, o fubá, a farinha de trigo e o queijo parmesão

Bata bem, por uns 2 minutos ou até que a mistura fique lisa e homogênea

Depois, acrescente o fermento em pó e apenas misture com uma colher

A massa realmente fica mais líquida, não se preocupe

Unte uma forma com manteiga e fubá

Despeje a mistura e leve ao forno e deixe assar de 40 a 50 minutos ou até que fique bem dourado

Por se tratar de um bolo cremoso, o teste do palito não funciona muito bem; para saber o momento certo de retirar do forno, observa se a superfície está bem dourada e se as laterais já começaram a soltar levemente

Esses são os sinais de que o bolo está pronto

Retire do forno com cuidado, espere esfriar um pouco e sirva a vontade!