sexta-feira, 5 de abril de 2013

Papa Francisco quer punição para Pedófilos




O Papa Francisco pediu nesta sexta-feira uma ação decisiva contra abusos sexuais de menores cometidos por membros da Igreja. Francisco disse ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Gerhard Mueller, que a Igreja precisa agir com determinação para proteger os menores, ajudar aqueles que sofreram com a violência no passado e seguir os procedimentos necessários contra aqueles que são culpados. Acredita-se que essa seja a primeira vez que o argentino Jorge Mario Bergoglio se manifeste de forma direta sobre um dos temas mais polêmicos envolvendo a Igreja Católica.




“O Papa pediu que a Congregação continue seguindo a linha estabelecida por Bento XVI, que atue com determinação no que se refere aos abusos sexuais”, disse a nota do Vaticano.



O comunicado destaca também o pedido do Pontífice para que as conferências episcopais “trabalhem na formulação de diretrizes” para o combate do abuso de menores, destacando que sua importância para a credibilidade da Igreja.



A Congregação para a Doutrina da Fé é o órgão da Santa Sé que que inclui o escritório do promotor de justiça, que investiga os casos de abusos sexuais e decide se os religiosos acusados devem ser expulsos do sacerdócio.



Em 2011, a Congregação para a Doutrina da Fé conclamou religiosos de todo o mundo a apresentarem diretrizes para ajudar as vítimas, proteger as crianças, selecionar e treinar sacerdotes e religiosos, lidar com os padres acusados e colaborar com as autoridades locais.



Quando foi eleito, Bento XVI prometeu livrar a Igreja da “sujeira” da pedofilia clerical, mas os críticos o acusaram de acobertar abusos no passado e de não ter protegido as crianças de padres pedófilos. Vítimas de abuso sexual por parte do clero pediram uma resposta forte do novo Pontífice.






Nenhum comentário:

Postar um comentário