quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Levy na Fazenda

Diante do forte desgaste da atual equipe econômica e da necessidade de mostrar ao mercado que haverá uma mudança na condução da economia, o Palácio do Planalto decidiu dar posse imediata aos novos ministros, que devem anunciar um conjunto de medidas de ajuste na área fiscal. O anúncio oficial de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda; Nelson Barbosa, no Planejamento; e a confirmação de Alexandre Tombini no Banco Central serão feitos amanhã. A posse pode ocorrer na sexta-feira, quando Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) deixarão seus cargos. A presidente Dilma Rousseff passou a tarde de ontem reunida com Levy, Barbosa, Tombini e Aloizio Mercadante (Casa Civil) para discutir o ajuste.
O primeiro sinal que a presidente quer dar ao mercado com o anúncio e posse da nova equipe é que o governo está, de fato, comprometido com uma meta de superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública) mais elevada e com o controle de gastos públicos.
PLANOS DE AJUSTE DEVEM VOLTAR À PAUTA
Por isso, devem voltar à pauta algumas propostas que foram defendidas por Lula em seu primeiro mandato, mas que sempre foram vistas com reservas por Dilma. Uma delas é a fixação de um limite para o crescimento dos gastos correntes. A medida fazia parte do plano de ajuste fiscal de longo prazo que foi proposto pelo então ministro da Fazenda Antonio Palocci e que foi chamado de “rudimentar” por Dilma, na época na Casa Civil.
Agora, o Palácio do Planalto avalia que o momento é de resgatar o compromisso com o reequilíbrio das contas públicas e a redução da dívida pública. Levy e Barbosa trabalham com o Planalto no plano cujas diretrizes devem ser anunciadas após a posse.
Também devem ser anunciados logo os cargos mais importantes de segundo escalão, como o do Tesouro Nacional. O atual secretário, Arno Augustin, apontado como um dos protagonistas da política fiscal que deteriorou as contas públicas, não deve permanecer no governo.
Publicidade
Além de Levy e Barbosa, também devem ser anunciados logo os nomes do senador Armando Monteiro (PTB-PE) para o Desenvolvimento, e o da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para a Agricultura. Monteiro esteve ontem na sede do ministério para começar a tomar pé da situação e indicou que pode começar a despachar na segunda-feira.
Na sexta-feira, será divulgado o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. Mantega deve comentar os números em entrevista coletiva, que deve ser a última à frente da Fazenda. Miriam Belchior também sairá, mas deve ser indicada para outra função no governo: é provável que retorne ao Planalto com o Programa de Aceleração do Crescimento.

 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Juros Sobem

Economistas do mercado financeiro elevaram a projeção para a taxa básica de juros, apostando agora que a Selic encerrará 2014 em 11,5% ao ano, segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. A nova previsão indica que os analistas esperam mais uma alta nos juros ainda este ano, após o aumento surpresa que levou a taxa a 11,25% há duas semanas. O BC se reúne pela última vez neste ano no início de dezembro.
Até semana passada, a mediana das projeções ainda indicava que a Selic fecharia o ano em 11%, ainda refletindo as estimativas dos meses anteriores, quando o mercado dava como certo a manutenção da Selic neste ano. Para 2015, a previsão foi mantida em 12% ao ano, mesma indicação da semana passada.
Já a projeção para a inflação deste ano foi reduzida. Agora, a expectativa é que o IPCA encerre 2014 em 6,39%, contra estimativa de 6,45% da semana passada. Para o ano que vem, no entanto, a estimativa subiu de 6,32% para 6,4%.
Em relação ao crescimento econômico, as projeções caíram pela segunda semana consecutiva. Os analistas esperam que o PIB brasileiro cresça só 0,2%. A projeção para a alta em 2015, que estava estável em 1% há um mês, também foi reduzida, para 0,8%.

 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nove profissões do futuro



Com a evolução tecnológica, o que um dia pareceu coisa de filmes de ficção científica pode se tornar, amanhã, uma nova profissão. O palestrante e visionárioThomas Frey, autor do livro “Communicating with the future’’ (“Comunicando com o futuro”) e que faz previsões do comportamento humano no futuro, acredita que 60% das profissões dos próximos dez anos ainda nem foram inventadas. Com base nas mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e ambientais que vivemos nos dias de hoje, as empresas Canadiam Scholarship Trust Plan (CST) e Sparks & Honey listaram uma série de profissões que acreditam que serão criadas ou se tornarão comuns no futuro, tais como ''condutor de drones'' e "agricultor urbano''.

Condutor de drones.

A Agência Americana de Aviação Federal estima que, em 2018, haverá pelo menos 30 mil drones ao redor do mundo. Assim, é aconselhável treinar pessoas para conduzi-los. Amazon e Domino's, por exemplo, já 'domesticaram' esta criatura voadora para entregar suas mercadorias.

Agricultor urbano.

Depois do surgimento do jardim vertical, neo-agricultores começam a surgir no meio urbano, aproveitando áreas incomuns, como telhados, ônibus e até mesmo bunkers subterrâneos, para plantar. Por que os alimentos precisam viajar ao redor do mundo até chegar à sua casa se podem ser cultivados ao lado?

Impressor de alimentos 3D.

A última tendência da impressão 3D é a criação de um novo desafio para chefs e engenheiros. Food printing (comida impressa) exige mais e mais conhecimento sobre como escolher o material comestível ideal para ser usado. A impressora de comida 3D vai se tornar especialista em resolver problemas ligados a este produto, que em breve terá uma alta demanda.

Designer de material reciclado.

A reciclagem está se tornando uma maneira popular de utilizar o lixo como matéria-prima para novas criações. O designer de material reciclado transforma o lixo em novos produtos de qualidade.

Restaurador (rewilder).

Enquanto alguns projetos, como o Rewilding Europe, planejam trazer os animais de volta para seu habitat de origem, o restaurador do futuro pode tornar-se útil para restaurar danos ambientais causados pelo homem ao campo, ao construir estradas no lugar de florestas e vegetação natural.

Nostalgista. A nostalgista é um designer de interiores especializado em recriar memórias para os seus clientes idosos, que podem reviver suas décadas favoritas. Uma carreira que combina habilidades de design com o conhecimento de um terapeuta e pesquisador histórico.

Arquiteto de realidade aumentada.

Capaz de combinar vídeo, áudio, imagens e realidade aumentada em um único produto, o arquiteto de realidade aumentada é capaz de criar experiências imersivas completas para campanhas de marketing, indústrias de entretenimento ou como ferramenta educacional.

Telecirurgião.

O telecirurgião opera remotamente usando ferramentas de cirurgia robótica e sistemas sensoriais. Com uma combinação de tecnologias de telecomunicações de alta velocidade, ele será capaz de operar pacientes em distantes localidades.