sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nove profissões do futuro



Com a evolução tecnológica, o que um dia pareceu coisa de filmes de ficção científica pode se tornar, amanhã, uma nova profissão. O palestrante e visionárioThomas Frey, autor do livro “Communicating with the future’’ (“Comunicando com o futuro”) e que faz previsões do comportamento humano no futuro, acredita que 60% das profissões dos próximos dez anos ainda nem foram inventadas. Com base nas mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e ambientais que vivemos nos dias de hoje, as empresas Canadiam Scholarship Trust Plan (CST) e Sparks & Honey listaram uma série de profissões que acreditam que serão criadas ou se tornarão comuns no futuro, tais como ''condutor de drones'' e "agricultor urbano''.

Condutor de drones.

A Agência Americana de Aviação Federal estima que, em 2018, haverá pelo menos 30 mil drones ao redor do mundo. Assim, é aconselhável treinar pessoas para conduzi-los. Amazon e Domino's, por exemplo, já 'domesticaram' esta criatura voadora para entregar suas mercadorias.

Agricultor urbano.

Depois do surgimento do jardim vertical, neo-agricultores começam a surgir no meio urbano, aproveitando áreas incomuns, como telhados, ônibus e até mesmo bunkers subterrâneos, para plantar. Por que os alimentos precisam viajar ao redor do mundo até chegar à sua casa se podem ser cultivados ao lado?

Impressor de alimentos 3D.

A última tendência da impressão 3D é a criação de um novo desafio para chefs e engenheiros. Food printing (comida impressa) exige mais e mais conhecimento sobre como escolher o material comestível ideal para ser usado. A impressora de comida 3D vai se tornar especialista em resolver problemas ligados a este produto, que em breve terá uma alta demanda.

Designer de material reciclado.

A reciclagem está se tornando uma maneira popular de utilizar o lixo como matéria-prima para novas criações. O designer de material reciclado transforma o lixo em novos produtos de qualidade.

Restaurador (rewilder).

Enquanto alguns projetos, como o Rewilding Europe, planejam trazer os animais de volta para seu habitat de origem, o restaurador do futuro pode tornar-se útil para restaurar danos ambientais causados pelo homem ao campo, ao construir estradas no lugar de florestas e vegetação natural.

Nostalgista. A nostalgista é um designer de interiores especializado em recriar memórias para os seus clientes idosos, que podem reviver suas décadas favoritas. Uma carreira que combina habilidades de design com o conhecimento de um terapeuta e pesquisador histórico.

Arquiteto de realidade aumentada.

Capaz de combinar vídeo, áudio, imagens e realidade aumentada em um único produto, o arquiteto de realidade aumentada é capaz de criar experiências imersivas completas para campanhas de marketing, indústrias de entretenimento ou como ferramenta educacional.

Telecirurgião.

O telecirurgião opera remotamente usando ferramentas de cirurgia robótica e sistemas sensoriais. Com uma combinação de tecnologias de telecomunicações de alta velocidade, ele será capaz de operar pacientes em distantes localidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário