quarta-feira, 26 de abril de 2017

Alexandre Birman

Com Alexandre Birman, a edição de primavera-verão 2017/2018 do Veste Rio começou com casa cheia e pé direito.
O CEO do grupo Arezzo (que tem cinco marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman e Fiever) foi o primeiro convidado das palestras que acontecem nos quatro dias de evento, que desta vez acontece no Píer Mauá.
Com mediação de Silvia Rogar, diretora de redação da "Vogue', e da jornalista Lilian Pacce, ele falou sobre como se envolveu nos negócios do avô e se tornou um dos maiores empresários do país, a expansão das marcas no exterior e a reação à crise econômica.  
A Arezzo foi fundada na garagem do meu avô - contou Alexandre sobre a marca principal, que faz 75 anos em 2017.
Com 5 anos, aprendi a montar caixa de sapato. Com 18 anos, fundei a Schutz.
Responsável pela expansão do grupo com marcas jovens (Fiever), mais acessíveis (Anacapri) e de alto luxo (Alexandre Birman), o mineiro (que não gosta do cargo de CEO e sim da palavra "sapateiro") contou que hoje 10% das receitas vêm do mercado externo, principalmente do EUA, menina dos olhos de Birman.
Temos uma fábrica que só produz para os Estados Unidos, temos estruturas próprias, filiais. E vamos inaugurar um showroom na Madison Avenue, em Nova York - adiantou ele, frisando também a preocupação que tem em passar uma imagem de Brasil que fuja dos esteriótipos "caipirinha, samba e futebol".
Saber sair desse clichê e mostrar o Brasil do design é muito importante.
CRISE E MÍDIAS SOCIAIS
Com o delicado momento atravessado pela economia, perguntas sobre crise não podiam ficar fora do papo. Alexandre, no entanto, garante que medidas internas fizeram com que as marcas obtivessem bons resultados em 2015 e 2016, mesmo com a retração do consumo:
- Meu pai dizia que, em moda, temos que olhar para dentro, pois trabalhamos com desejo e sedução. Fizemos tudo que precisávamos para um crescimento sólido.
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Muitos dos números positivos, talvez devam-se ao posicionamento das marcas nas redes sociais, um dos setores que Alexandre mais investe.
- Influência digital é uma realidade. Temos um plano de mídia fixo, mas você tem que ser multi. O Instagram é uma ferramenta muito forte, e as microinfluencers (pessoas que não necessariamente têm milhares de seguidores, mas que, no entanto, têm forte poder de influência em um nicho específico e fiel), também - contou ele, sem deixar de frisar que 14% das vendas da Schutz hoje são feitas através do e-commerce.
O Veste Rio é apresentado pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc e Senac, com patrocínio do Sistema FIRJAN, Banco do Brasil, Sebrae, companhia aérea oficial Azul, Shopping Oficial Rio Sul e apoio da Fashion Label Brasil, Abest, Texbrasil, Abit, e Apex-Brasil.






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