quinta-feira, 24 de setembro de 2020

NOVO SISTEMA DE PENHORA ONLINE

 

Desde 08/09, o SisbaJud - Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário substituiu integralmente o BacenJud. O sistema é uma nova plataforma eletrônica para rastreamento e bloqueio de ativos de devedores com dívidas reconhecidas pela Justiça.

Com novas funcionalidades para dar maior celeridade no cumprimento das decisões judiciais, o SisbaJud foi desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Banco Central e a PGFN

À época, ao fazer o anúncio do novo sistema, Toffoli disse que o SisbaJud está associado ao cumprimento de contratos e tem potencial para ajudar a reduzir custos desnecessários ao bom andamento da economia brasileira. "A credibilidade, a segurança jurídica e o cumprimento dos contratos passam, também, por decisões judiciais.

E isso também importa na diminuição do custo Brasil, no cumprimento dos contratos e na execução dos créditos que são aferidos e são reconhecidos pelo Sistema de Justiça", afirmou.

Novas funcionalidades

Entre as principais mudanças está a expectativa de maior celeridade no cumprimento de ordens de pedido de informações financeiras (afastamento de sigilo bancário) e automação das ordens de bloqueio de valores para o pagamento de credores no PJe.

No BacenJud, magistrados dos diversos ramos da Justiça tinham que esperar, a partir da emissão das ordens judiciais de quebra de sigilo bancário, semanas e até meses para ter acesso aos dados financeiros dos devedores, considerando que as respostas eram encaminhadas fisicamente na maioria dos casos.

No novo sistema, a resposta passa a ser feita por meio virtual, sem a necessidade do envio das informações pelos Correios.

Outra mudança é que o acesso à consulta online dos relacionamentos bancários do devedor com as instituições financeiras.

"Pelo SisbaJud, é possível bloquear tanto os valores em conta corrente como ativos mobiliários, como títulos de renda fixa e ações. Em breve, novas funcionalidades serão incluídas no sistema, que está preparado para o aperfeiçoamento constante, sempre em prol da melhoria dos serviços judiciários, dada a sua arquitetura moderna", explicou Dias Toffoli.




sábado, 19 de setembro de 2020

Rosh Hashana

 Mensagem de Rosh Hashana 


Ao entardecer de amanhã, iniciam-se as celebrações de Rosh Hashana, literalmente, em hebraico, a celebração da "cabeça do ano". 

Estamos em 5781 e sabemos mais do que sabíamos o ano passado, mas ainda assim ignorantes frente aos desígnios de Deus. 

Este foi um ano difícil que trouxe provações a muitos num verdadeiro teste de fé. 

O povo judeu tem um histórico de desafios e supera a eles todos através da fé e da união. 

Milhares de pessoas foram e ainda estão sendo assistidas por estes laços de pertencimento durante os terríveis meses que se abateram sobre nós. 

Isto faz parte da cultura que nos une há milênios. Este ano temos que ter como lema combater a desesperança e o sentimento de solidão e fracasso. 

Fomos todos colocados a prova por Deus o que nos remete a pensar quais os valores que elegemos como os mais importantes. 

O Rebe disse que, "o mundo inteiro diz que tempo é dinheiro. Eu digo que tempo é vida". 

Esse pensamento nunca foi tão apropriado para os tempos de hoje. Dinheiro vai e vem, mas a vida, quando vai não volta, deixa apenas saudade e um sentimento de vazio. 

Dediquemos então  todo o tempo que temos a valorização da vida. Sem ela não há riqueza, não há saúde, não há amor. 

Apenas o vácuo de uma existência.


Shana Tova !




terça-feira, 1 de setembro de 2020