quarta-feira, 13 de novembro de 2013

World Trade Center

NOVA YORK - Ele tem a menor das quatro torres do complexo, mas quando for inaugurado, nesta quarta-feira, o 4 World Trade Center trará uma sensação de renascimento para Nova York. Doze anos depois do atentado que matou 2.700 pessoas e destruiu um marco da cidade, o primeiro prédio de escritórios do complexo a ficar pronto gera um clima de expectativa em Lower Manhattan.
Revestida em vidro, o 4WTC tem 298 metros de altura e é considerado uma versão menor e simplificada do One World Trade Center, que não deve ficar pronto antes do início de 2014.
O prédio de 72 andares ainda está parcialmente vazio, embora duas agências do governo tenham alugado metade dele. A obra custou US$ 2 bilhões e seguiu em ritmo lento. Desde os ataques, discórdias entre a Prefeitura de Nova York, o governo estadual, o federal, investidores e famílias das vítimas retardaram a construção.
Mais de 2,7 mil pessoas morreram quando terroristas lançaram aviões sequestrados repletos de passageiros contra as Torres Gêmeas do World Trade Center original, na manhã de 11 de setembro de 2001. Os ataques destruíram ambos os arranha-céus, além de quatro prédios de escritório e um hotel. Ao mesmo tempo, aviões comerciais eram lançados contra o Pentágono e um campo na Pensilvânia.
Além das duas novas torres, o projeto em Nova York prevê a construção de mais dois prédios de escritórios, um terminal integrado de trânsito desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, um museu do 11 de Setembro, e um centro de artes cênicas. Um memorial para as vítimas foi inaugurado em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário