quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Alimentos que prometem melhorar a imunidade dos atletas



Frutas cítricas, gorduras do bem, vegetais, gengibre, alho, cebola e castanha do Pará são aliados da saúde em qualquer época do ano

A palavra mais comum que uma pessoa ouve ao espirrar é saúde, certo?
Para um atleta, isso é assunto sério.
Com treinos puxados e exercícios quase diários, não dá para descuidar do corpo e da alimentação, e, muito menos, ter uma vida sem regras.
Para que o organismo fique sempre forte e não esteja vulnerável a doenças, é fundamental que ele receba a dose diária de nutrientes.

Segunda a nutricionista Cristiane Perroni, especialista do Eu Atleta, é preciso ingerir diariamente cinco porções de frutas, verduras e legumes, através de uma alimentação colorida e variada, para conseguir atingir as recomendações de vitaminas e minerais, potentes antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres.

- A função do sistema imunológico é proteger o organismo contra invasores estranhos.
Os invasores podem vir sob a forma de verdadeiros corpos estranhos, tais como bactérias, vírus, fungos ou parasitas diversos ou serem criados no interior do próprio corpo, como acontece nos casos das doenças autoimunes e do câncer - destacou Cristiane.

Por isso, veja as dicas para fortalecer o seu sistema imunológico com os alimentos certos:

Frutas cítricas
Laranja, kiwi, morango, abacaxi, acerola, limão, caju, tangerina. São ricas em fibras e vitamina C, que estimulam a resistência às infecções e aumentam a produção das células de defesa, com propriedades antiinflamatórias.
Dica: coma as frutas in natura ou faça sucos, aproveitando a casca. Consuma imediatamente após o preparo, para não perder a vitamina C, que é destruída pela luz e pelo calor.

Vegetais
Brócolis, couve-flor, couve, chicória, repolho e espinafre. São ricos em betacaroteno, potássio e sulforafane (potente antioxidante). Dica: coma, de preferência, crus, ou no vapor.




Alho e cebola
Alho tem a substância ativa alicina, que tem ação anti-infecciosa e anti-inflamatória.
Consumido cru, cozido, no preparo de outros alimentos, em saladas ou em sopa os estudos têm revelado que o alho pode ser útil para proteger de osteoartrite, obesidade, câncer gástrico e doenças cardiovasculares.
Dica: de preferência, o alho deve ser consumido cru ou esmagado (use em patês e pastas). Já a cebola, além de saborosa é útil para o organismo: rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, tem ação antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antiasmática, desintoxicante e antioxidante.

Gengibre
É uma raiz que possui propriedades antiinflamatórias, e contém um princípio ativo chamado gengirol, potente antioxidante, além de também ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Dica: Pode ser usado no preparo dos pratos, em forma de chá ou ingerido cru antes das refeições.

Castanha do Pará
Rica em gordura mono e poliinsaturada, reduz o LDL colesterol (colesterol ruim), aumenta o HDL colesterol (colesterol bom), promove saciedade, mantém a glicemia constante evitando a hipoglicemia. Rica também em selênio, potente antioxidante. Consumir duas unidades antes da atividade física.

Gorduras boas
Gorduras também podem ser do bem: azeite, peixes como salmão e sardinha (que contêm ômega 3 e 6), linhaça e nozes regulam as células imunológicas, previnem doenças cardiovasculares e possuem ação antiinflamatória.


Confira alimentos que prometem melhorar a imunidade dos atletas


Nenhum comentário:

Postar um comentário