quarta-feira, 20 de março de 2019

Abacate, todos querem


Em forma de creme pode virar uma sobremesa gostosa; pedaçudinho e com ervas frescas, uma entradinha deliciosa; batido e gelado, um sorvete refrescante; em fatias e com ovo, um super recheio para sanduíche. O abacate é um curingão na cozinha, e a lista de receitas com ele, enorme: pratos salgados, sobremesas e até bebidas. Ter uma fruta madura na mão é certeza de algo bem gostoso na mesa. Já que esta é a época em que o abacate está mais carnudo, aproveite para experimentar as mil e uma formas de sabor que a fruta pode ter.

A aposta da DoJour, marca especializada em pratos leves, são os toastslow carb, feitos com uma mistura de legumes e grãos, recheados com pasta de abacate, ovo caipira e brotos. O creme leva cebola-roxa, limão, azeite de ervas e páprica picante, e foi uma inspiração do chef Robson Silva depois de uma viagem à Califórnia.
— Passei um verão lá, onde eles usam muito abacate por conta da influência da culinária mexicana. Voltei com vontade de criar em cima do ingrediente, que é um super aliado em receitas saudáveis — conta o chef, que está sempre de olho em novidades para ampliar o leque de sabores de suas saladas, seus petiscos leves e doces fit.
Por ser bem gorduroso e, até mesmo bem maduro, não ter um sabor forte ou adocicado, o abacate é uma fruta que vai muito bem com folhas, pães, peixes e harmoniza com temperos como ervas, cítricos e sal. No Café do Gula, que fica no Gula Gula da Gávea, vem em versão cremosa no rol das entradas: a torrada de abacate no pão orgânico salpicada com gersal para dar um croc é uma maneira ótima para começar o dia ou para o lanche da tarde. A chef Carolina Figueiredo serve também uma opção que combina um creme da fruta com pesto de tomate.

— O abacate é uma das melhores frutas para a cozinha, na minha opinião. É superversátil, já que funciona bem tanto nas preparações doces como nas salgadas. E se for falar em funções para a saúde, ele ainda é um dos melhores para reduzir o colesterol ruim, o temido LDL — conta Carolina.

Durante a infância, a chef Marina Mattos morou em uma casa que tinha um abacateiro no jardim que vivia carregado. Era uma época em que tudo levava a fruta: tortas, cremes, geladinhos.
— Até água com abacate nós tomávamos. Mas foi só aos 18 anos, em uma guacamole com pico-de-gallo (saladinha mexicana feita com pedacinhos de tomate, cebola, cebolinha e folhas de coentro) que fiquei viciada. Hoje, sirvo várias opções com a fruta no meu catering. A vieira é sempre elogiada, e vem com um creme de abacate feito com óleo de gergelim torrado, queijo de cabra, coentro, limão-siciliano, pimenta-do-reino e flor de sal. Acho que a fruta se espalhou muito por conta da modinha do avocado, um tipo de abacate mernorzinho e menos calórico, que invadiu os supermercados. E também por causa das casas de comida peruana que se espalharam pela cidade — conta Marina, que comanda um bufê que leva o seu nome.
Zazá Piereck colocou um creme de abacate com cara de sobremesa da casa da avó no cardápio do seu café no Rio Design Leblon. Ele é adoçado com agave e leva chips de coco por cima.

— Poucas frutas vão tão bem em receitas tão diferentes. Ele encara bem uma sobremesa ou um prato principal. Ainda tem uma consistência cremosa e, gelado, é muito refrescante — comenta Zazá.
Os restaurantes japas também adoram a fruta. Um naco de abacate faz as vezes do peixe cru servido no Yasai, sushi plant based em Ipanema. Ele vem combinado com cogumelo e arroz tingido com beterraba. O legal é que a textura cremosa do abacate chega a lembrar a de peixes mais gordurosos, como o salmão e o atum gordo. Já no Gurumê, a taça com cubos de salmão fresco com creme de abacate no estilo guacamole é uma das entradas mais pedidas da temporada. O Sushimar serve os pokes com a fruta fresca, ainda não muito madura, para ter consistência mais durinha. Uma combinação legal é a que leva atum, edamame e sementes de gergelim sobre uma camada de gohan. Com molho de laranja fica uma delícia.
Para quem preferir fazer em casa, aqui ao lado ensinamos três receitas fáceis e que fazem bonito à mesa.


RECEITAS COM ABACATE

Salada de abacate com ovo cozido e couve-de-bruxelas
Ingredientes: 1/2 brócolis; 2 abacates; 3 ovos; 8 couves-de-bruxelas; 1 dente de alho; queijo grana padano para ralar; azeite.
Modo de fazer: Cozinhe as couves-de-bruxelas e o brócolis até ficarem al dente , cerca de 8 minutos em água fervente são suficientes. Cozinhe os ovos por 5 minutos, deixe esfriar e descasque. Bata meio abacate com alho, azeite, raspas de grana padano e sal, até virar um creme. Corte os abacates frescos em lascas. Coloque os legumes, os ovos cortados em quatro e os abacates em pedaços em um bowl. Despeje o molho por cima e misture bem. Se quiser, pode colocar mais azeite na hora de servir

Creme de abacate com limão
Ingredientes: 1 abacate maduro e macio; suco de 1/2 limão tahiti ou siciliano ou 1 limão cravo; açúcar, preferencialmente demerara.
Modo de fazer: Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Com o auxílio de uma colher, tire a polpa da casca e coloque em um prato. Com um garfo, amasse o abacate, deixando alguns pedaços maiores. Se preferir uma versão cremosa, bata no liquidificador. Junte o suco de limão espremido na hora e adicione o açúcar (quantidade sugerida: 1 colher de sopa). Dica: também pode ser usado mel ou adoçante.
Ingredientes: 1 abacate maduro; ½ xícara (chá) de creme de leite fresco; suco de ½ limão; ¼ de xícara (chá) de açúcar.
Modo de fazer: Corte o abacate em pedaços de 2 cm. Transfira para uma assadeira e leve ao congelador. Deixe no freezer por pelo menos 3 horas antes de usar (o melhor é congelar já na noite anterior). Em seguida, retire o abacate do congelador e deixe em temperatura ambiente por 5 minutos antes de bater. Deixe a fruta bater, até ir virando uma pasta, e coloque o suco de limão, o açúcar e o creme de leite. Continue batendo até ficar bem cremoso, com a consistência de sorvete. Pode demorar, mas insista. Sirva a seguir. Uma dica para quem quiser preparar o sorvete até mesmo fora da época da fruta é congelar os pedaços em um saco hermético. Ele fica fresco por por até 3 meses.

Sorvete de abacate é fácil de fazer Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário