segunda-feira, 1 de abril de 2019

Low Cost


Sair só com a roupa do corpo. E para voar. A chegada das companhias aéreas low cost ao país mostra a disposição dos brasileiros em embarcar usando uma passagem que oferece unicamente o transporte. Todo o resto — da mala de mão, passando pelo lanche e pelo cobertor, ao lugar marcado — tem de ser pago. E, na chegada, é preciso estar disposto a desembarcar em um aeroporto distante, que demanda gasto adicional com transporte. A norueguesa Norwegian inaugurou neste domingo sua rota Rio-Londres, com bilhetes a partir de US$ 239,90. A chilena Sky, que liga a capital fluminense a Santiago desde novembro, tem tarifas que começam em US$ 67, mais taxas de US$ 28. Em três meses, alcançou 86% de ocupação média nos voos da linha.

Voar em companhias de baixo custo é uma experiência nova no Brasil. A edição da resolução 400 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ainda em 2017, passou a permitir que as empresas aéreas possam escolher os produtos que vão oferecer aos passageiros, cobrando pelos adicionais. O objetivo era justamente atrair as low cost , que têm passagens a preços mais competitivos, e estimular o movimento de passageiros.

A entrada de empresas low cost tende a impactar os preços das concorrentes, que podem cair — afirma Daniel Kamlot, professor da ESPM-Rio.

Os bilhetes da Norwegian têm preço 45% menor que a média da rota Rio-Londres. Levantamento feito pelo GLOBO para o trecho, com passagens aéreas disponíveis para os dias 28 de abril e 22 de maio, mostra que a tarifa da Norwegian nessas datas custa entre 64% e 74% menos que o bilhete mais barato de outra companhia aérea.

— Temos cinco tarifas, que variam entre menos de R$ 1 mil na classe econômica e a partir de R$ 2.800 na premium . Mas preferimos usar o conceito de baixa tarifa, em vez de baixo custo, porque investimos muito para ter a frota mais moderna. Não há luxo a bordo, mas segurança e qualidade. Voamos com o Boeing 787 Dreamliner, com wi-fi grátis, quatro vezes por semana — diz Matias Maciel, diretor de Comunicação e Assuntos Públicos da Norwegian.

Ano passado, a Norwegian inaugurou o voo Londres-Buenos Aires, entrando na América do Sul. Na sequência, iniciou as operações da Norwegian Argentina, que é a cabeça das operações regionais.

— Começamos pelo Rio olhando para o longo prazo. É um destino muito atraente do ponto de vista turístico para os europeus. Assim como Londres é uma porta de entrada para o brasileiro que vai à Europa. Aos poucos, essa operação vai crescer — diz Maciel.

Aeroporto mais distante
Em tempo de crise econômica, os voos no frills — sem frescuras — parecem ter acolhida no país, diz Jaime Fernandez, gerente de vendas da Sky Airline para a América Latina:

— Estamos voando com 86% de ocupação média em nossos voos entre Rio e Santiago. A tarifa Zero é a mais vendida, com 80% dos bilhetes. Das pessoas que compram essa tarifa, 65% adquirem algum adicional, principalmente a mala despachada.


COMPARE AS TARIFAS
Rio-Londres 28/4

Norwegian US$ 329,90 LowFare
US$ 90 mala despachada (20kg), US$ 45 alimentação,
US$ 45 reserva. Já inclui 1 mala despachada (20kg),
alimentação e reserva de assento +US$ 90 sobe
para LowFare+

Delta Air Lines US$ 914,53 US$ 30 para 1 mala despachada (23kg)

Latam
US$ 993 Já inclui 1 mala de mão e 1 mala despachada (23kg)

Gol
US$ 1.111,66 A partir US$ 15 para 1 mala despachada (23kg)

British Airways
US$ 1.215,68 US$ 120 por 1 mala despachada ou +US$ 45 para trocar
de tarifa, que inclui franquia de bagagem

Rio-Londres 22/5

Norwegian
US$ 329,90 LowFare US$ 90 mala despachada (20kg), US$ 45 alimentação,
US$ 45 reserva. Já inclui 1 mala despachada (20kg), alimentação e reserva de assento
+US$ 90 sobe para LowFare+

Delta Air Lines
US$ 914,53 US$ 30 para 1 mala despachada (23kg)

Latam
US$ 993 Já inclui 1 mala de mão e 1 mala despachada (23kg)

Gol
US$ 1.094,86 A partir US$ 15 para 1 mala despachada (23kg)

British Airways
US$ 1.054,68 US$ 120 por 1 mala despachada ou +US$ 45 para trocar
de tarifa, que inclui franquia de bagagem

Segundo a RIO Galeão, que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, em fevereiro, a taxa de ocupação dos voos da Sky chegou a 95%. Naquele mesmo mês, a ocupação dos voos para Santiago partindo do Rio, considerando todas as companhias, subiu de 86% para 88%. Até o fechamento desta edição, a concessionária estimava que o voo inaugural da Norwegian para o Rio teria 95% de ocupação. A norueguesa não quis comentar sobre a taxa.


Avião da Norwegian decola do Aeroporto de Gatwick, em Londres, onde chegarão os voos da empresa saindo do Rio Foto: Simon Dawson / Bloomberg

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