Com as crises que atingiram
o Brasil nos últimos 10 anos, incluindo a provocada pela Covid-19, as grandes
redes de supermercados do país estão mudando suas estratégias para crescer num
cenário de retomada lenta da economia. Entre as apostas para expansão estão os
atacarejos e os mercados de bairros.
Os atacarejos atraem os
consumidores pelos descontos nas compras
Já os mercados de bairro são
relevantes pela conveniência e ganharam mais evidência durante a pandemia
Segundo Jorge Faiçal, CEO do
GPA, a saída do segmento de hipermercado vai intensificar o foco e aceleração
da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia "por meio dos
segmentos premium e de proximidade", por meio das bandeiras Pão de Açúcar,
Minuto e Mercado Extra.
"O atacarejo é um
modelo mais antigo de comércio que ganhou força na última década, enquanto o
mercado de bairro é mais novo e se popularizou com a pandemia", explicou
ele.
Na quinta-feira (14), por
exemplo, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) fechou a venda de 71 pontos comerciais da
bandeira Extra Hiper para o Assaí e anunciou que deixará de operar com o modelo
de hipermercado no Brasil.
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