Os economistas americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley conquistaram nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Economia de 2012 por pesquisas independentes que mostram como unir diferentes agentes econômicos, como estudantes e escolas ou doadores de órgãos e pacientes, proporcionando benefícios mútuos.
Os dois pesquisadores trabalharam de forma independente, mas a Academia observou que “a combinação da teoria básica de Shapley e as investigações empíricas, os experimentos e o formato prático do trabalho de Roth deram origem a um campo de pesquisa fértil que melhorou o desempenho de muitos mercados.”
A comissão do Nobel afirmou que Shapley utilizou a Teoria dos Jogos — que analisa a tomada racional de decisões — para estudar e comparar vários métodos de combinação e descobrir como se certificar de que essas combinações são aceitáveis para todos os envolvidos.
Shapley é um matemático e economista há muito tempo associado à Teoria dos Jogos. São dele algumas das primeiras contribuições teóricas para pesquisas de modelação de mercado, ainda nos anos de 1950 e 1960. Seu trabalho se dedicou a entender por que, em pleno livre mercado, às vezes é difícil para as pessoas chegar a um acordo sobre as combinações adequadas.
Em um artigo escrito em 1962 com o pesquisador David Gale, Shapley debruçou-se sobre o quebra-cabeça do casamento: ele tentou explicar como os casais se formam de uma forma justa e estável, de modo que ninguém que já é casado queira se separar para se relacionar com alguém já casado.
Roth deu prosseguimento aos resultados encontrados por Shapley em uma série de estudos empíricos. Com eles, o economista ajudou a remodelar o funcionamento de instituições que vão de hospitais a escolas — permitindo, por exemplo, que novos médicos se combinassem com os hospitais disponíveis e que pacientes encontrassem doadores de órgãos.
Um projeto recente baseado no trabalho de Roth combina doadores de rim e pacientes que precisam do órgão. Sistemas de escola pública em Nova York, Boston, Chicago e Denver, entre outras cidades, utilizam algoritmo baseado em seu trabalho que ajuda a alocar alunos pela rede escolar.
“O prêmio deste ano está sendo concedido a um excelente exemplo de engenharia econômica”, acrescentou a comissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário