Ferrari apresentou seu novo carro para a temporada
2015, que será pilotado pelos campeões mundiais Sebastian Vettel e Kimi
Raikkonen. O SF15-T representa o primeiro capítulo de uma nova era para a
escuderia mais vitoriosa da Fórmula 1, que passou por uma profunda reformulação
para voltar aos tempos de glória. O bólido, batizado em referência às
inicias de "Scuderia Ferrari", ao ano de 2015 e ao motor
turbo, não tem novidades quanto às cores. O tradicional vermelho, é
predominante, claro, enquanto os detalhes em preto e branco, característica das
pinturas dos últimos anos, continuam presentes, apenas com pequenas variações
de layout ano a ano.
A mudança visual mais visível fica por conta do
bico. No ano passado, o nariz do carro tinha um grande desnível e terminava bem
na linha do aerofólio dianteiro, causando um visual que rendeu apelidos como
"aspirador de pó". Dessa vez, a descida frontal é bem mais suave e o
bico é mais elegante e longo, projetando-se à bem frente da asa dianteira.
- Uma vez Enzo Ferrari disse que o melhor carro é o
carro vencedor. No ano passado tínhamos um carro feio e não-vencedor. Gostei do
carro deste ano, em termos de estética. Não sei ainda muito em termos de
performance, mas ele é bem “sexy”. O trabalho a fazer é resgatar o espírito do
time, a paixão, que foi um pouco perdida nos últimos anos e trabalhar duro em
conjunto. O objetivo é o vencer o máximo possível - disse o recém-nomeado chefe
da equipe, Maurizio Arrivabene.
O SF15-T é o primeiro carro da Ferrari com o
diretor-técnico James Allison como principal responsável pelo projeto. Outro
destaque fica por conta da carroceria mais estreita atrás do cockpit, o que
gera ganhos aerodinâmicos.
- A parte de trás do carro é visivelmente diferente
do de 2014. Tivemos sucesso em estreitar a carroceria e encaixar tudo ali
dentro. Isso demandou muito trabalho, não só no túnel de vento, como também na
parte do layout, para tentar encontrar desenhos de radiadores mais eficientes.
Mas as esperanças da Ferrari por um 2015 melhor são
depositadas do lado de dentro, no "coração" do carro. Com as
mudanças permitidas no regulamento, a escuderia espera ter conseguido construir
um motor V6 turbo capaz de reduzir a diferença para a soberana Mercedes. Para
isso, a montadora italiana não só buscou aumentar a potência da unidade motriz,
mas também otimizar sua capacidade de recuperação e armazenamento de energia.
-
Tínhamos vários problemas com relação ao motor e à unidade de potência no ano
passado. No início da temporada, a potência
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