Com Alexandre Birman, a edição de
primavera-verão 2017/2018 do Veste Rio começou com casa cheia e pé direito.
O CEO do grupo Arezzo (que tem cinco
marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman e Fiever) foi o primeiro
convidado das palestras que acontecem nos quatro dias de evento, que desta vez
acontece no Píer Mauá.
Com mediação de Silvia Rogar, diretora de
redação da "Vogue', e da jornalista Lilian Pacce, ele falou sobre como se
envolveu nos negócios do avô e se tornou um dos maiores empresários do país, a
expansão das marcas no exterior e a reação à crise econômica.
A Arezzo foi fundada na garagem do meu avô
- contou Alexandre sobre a marca principal, que faz 75 anos em 2017.
Com 5 anos, aprendi a montar caixa de
sapato. Com 18 anos, fundei a Schutz.
Responsável pela expansão do grupo com
marcas jovens (Fiever), mais acessíveis (Anacapri) e de alto luxo (Alexandre
Birman), o mineiro (que não gosta do cargo de CEO e sim da palavra
"sapateiro") contou que hoje 10% das receitas vêm do mercado externo,
principalmente do EUA, menina dos olhos de Birman.
Temos uma fábrica que só produz para os
Estados Unidos, temos estruturas próprias, filiais. E vamos inaugurar um
showroom na Madison Avenue, em Nova York - adiantou ele, frisando também a
preocupação que tem em passar uma imagem de Brasil que fuja dos esteriótipos
"caipirinha, samba e futebol".
Saber sair desse clichê e mostrar o Brasil
do design é muito importante.
CRISE E MÍDIAS SOCIAIS
Com o delicado momento atravessado pela
economia, perguntas sobre crise não podiam ficar fora do papo. Alexandre, no
entanto, garante que medidas internas fizeram com que as marcas obtivessem bons
resultados em 2015 e 2016, mesmo com a retração do consumo:
- Meu pai dizia que, em moda, temos que
olhar para dentro, pois trabalhamos com desejo e sedução. Fizemos tudo que
precisávamos para um crescimento sólido.
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Muitos dos números positivos, talvez
devam-se ao posicionamento das marcas nas redes sociais, um dos setores que
Alexandre mais investe.
- Influência digital é uma realidade. Temos
um plano de mídia fixo, mas você tem que ser multi. O Instagram é uma
ferramenta muito forte, e as microinfluencers (pessoas que não necessariamente
têm milhares de seguidores, mas que, no entanto, têm forte poder de influência
em um nicho específico e fiel), também - contou ele, sem deixar de frisar que
14% das vendas da Schutz hoje são feitas através do e-commerce.
O Veste Rio é apresentado pelo Sistema
Fecomércio RJ, por meio do Sesc e Senac, com patrocínio do Sistema FIRJAN,
Banco do Brasil, Sebrae, companhia aérea oficial Azul, Shopping Oficial Rio Sul
e apoio da Fashion Label Brasil, Abest, Texbrasil, Abit, e Apex-Brasil.