Muitas pessoas reclamam de dormir mal na Lua cheia, e um novo estudo publicado no “Current Biology” dá algumas das primeiras evidências científicas sugerindo que isto realmente faz sentido e não é só para vempiros e lobisomens. A descoberta mostra que os humanos ainda respondem ao ritmo geofísico da lua.
- O ciclo lunar pode influenciar o sono de humanos, mesmo quando ele não ‘vê’ a lua e não está atento para a sua fase - disse Christian Cajochen, do Hospital de Psiquiatria da Universidade de Basileia, na Suíça.
No novo estudo, pesquisadores analisaram 33 voluntários em dois grupos de idade enquanto dormiam no laboratório. Os padrões cerebrais deles foram monitorados durante o sono, juntamente com os movimentos dos olhos e secreções hormonais.
Os dados mostram que durante a Lua cheia, a atividade cerebral relacionada com o sono profundo caiu 30%. As pessoas também levaram cinco minutos a mais para adormecer, e dormiram 20 minutos menos do que o tempo total. Os participantes do estudo sentiram que o sono era pior quando a Lua estava cheia, e tiveram reduzidos os níveis de melatonina, hormônio conhecido como regulador dos ciclos do sono.
- Esta é a primeira evidência confiável de que o ritmo da Lua pode modular a estrutura do sono em humanos - disse o pesquisador.
Cajochen acrescenta que isto pode ser uma relíquia do passado quando a Lua pode ter influenciado no comportamento humano para a reprodução ou outros propósitos, assim como faz com outros animais. Hoje, a influência da Lua é mascarada pela iluminação elétrica.
Os pesquisadores acreditam que o astro também possa ter poder sobre outros aspectos comportamentais, como performance cognitiva e humor
Nenhum comentário:
Postar um comentário