sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

COVID em Avião

 Baixo risco de transmissão 

De acordo com suas conclusões, baseadas em voos de curta distância nos Estados Unidos em aeronaves configuradas com três assentos em cada lado do corredor, como o Airbus 320 e o Boeing 737 (e supondo que todos estejam usando máscara), o risco de pegar o vírus em pleno voo é de apenas 1 em 4.300. Essas chances caem para 1 em 7.700 se o assento do meio estiver vago.

“A maioria das coisas é mais perigosa agora do que antes da Covid-19, e a aviação não é exceção à regra”, disse Barnett à CNN Travel.

“Mas três coisas precisam dar errado para você se infectar (em um voo). Tem que haver um paciente com Covid-19 a bordo e ele tem de ser contagioso”, explicou. "Além disso, se houver tal pessoa em seu avião, presumindo que ela esteja usando uma máscara, a máscara teria de falhar na prevenção da transmissão. As pessoas também precisam estar próximas o suficiente para que haja o perigo da transmissão”.

O professor do MIT diz que levou todas essas probabilidades em consideração antes de determinar um risco geral de transmissão.

Esses números são especificamente para voos de duas horas dentro dos Estados Unidos, o país atualmente com o maior número de casos de Covid-19 no mundo.

As probabilidades serão menores para voos feitos em partes do globo com poucos casos e maiores para voos longos, pois “a relação de proximidade é um fator, além da existência de proximidade”, explicou. 
Barnett prossegue afirmando que não há uma grande diferença em termos de risco entre os passageiros sentados em um assento no corredor ou na janela em um voo cheio.

No entanto, as chances de infecção são ligeiramente maiores para aqueles que ocupam assentos no corredor, porque eles simplesmente têm mais pessoas ao seu redor.

“Essas pessoas ficam sob o risco daquelas que estão na mesma fila, do outro lado”, disse. "E, em menor grau, das pessoas na fileira atrás e à frente.

“Estatisticamente, o assento da janela é um pouco mais seguro do que o assento do meio ou o assento do corredor em um avião que está cheio. Mas não é uma grande diferença. 





Quais frutas os animais podem comer

 


 

Você sabia que incluir frutas na alimentação dos animais é uma ótima opção para a saúde e bem-estar dos bichinhos?

Apesar de deixar muitas pessoas com o pé atrás, incluir esses alimentos no cardápio dos pets é recomendado por profissionais para o auxílio de uma dieta mais saudável e balanceada.

Para solucionar todas as dúvidas sobre a questão, a veterinária Vivian Marcon explicou quais as frutas devem ser incluídas ou evitadas no cardápio dos animais.

 

“Cães e gatos representam um importante papel na vida dos seres humanos, em virtude das estreitas relações de companhia e afeto.

Desse modo, cada vez mais são considerados membros da família e, como tal, é importante fornecer aos animais alimentos de alta qualidade, que atendam suas necessidades nutricionais e que promovam bem-estar e longevidade”, explica a especialista. Saiba mais!

 

Benefícios na alimentação

De maneira geral, as frutas são ótimas opções para incluir na alimentação dos animais, já que além de menos calóricas que os petiscos artificiais, também são ricas em vitaminas e nutrientes indispensáveis para a saúde. A recomendação é introduzir os alimentos como um “lanchinho” ou mesmo nas refeições principais dos pets – sempre com moderação, é claro!

 

Frutas mais indicadas para os animais

Entre as opções que devem fazer parte do cardápio do seu animalzinho estão maçã, morango, goiaba, pêra e manga.

Além disso, caqui, kiwi, manga, caju e melão também são bem-vindos.

 

Por fim, mas não menos importante, a banana é uma das frutas mais indicadas para o consumo dos animais.

“A banana é rica em potássio, fibras e uma ótima fonte energética. Ela auxilia no sistema imunológico e na função intestinal, devendo ser fornecida sem a casca e em pequenas quantidades”, explica a veterinária.

 

 

Frutas proibidas para os animais

Enquanto algumas frutas proporcionam diversos benefícios à alimentação dos pets, outras devem ser evitadas para garantir a saúde e bem estar desses animais, evitando alergias ou intolerância à alguma substância do alimento. Você deve passar longe de abacaxi, abacate, laranja, carambola, limão e uva.

 

Cuidados necessários

A especialista afirma que, assim como os alimentos industrializados, como rações e petiscos, é fundamental consultar as orientações de um médico veterinário antes de inserir as frutas no cardápio dos animais. Apenas um profissional especializado será capaz de analisar a saúde do pet e recomendar as opções mais benéficas para cada raça.

 

Além disso, existem alguns cuidados fundamentais na hora de oferecer o alimento ao seu bichano. Entre eles estão a necessidade de lavar bem as frutas, retirar sementes e cortar o ingrediente em pedaços adequados ao porte do seu cachorro ou gato. Fica a dica!




sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Vacina da Pfizer chega ao Reino Unido

 


Carregamento está em centro de distribuição em local não divulgado. Reino Unido aprovou nesta quarta-feira a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech e anunciou que prevê iniciar a vacinação na semana que vem.

A primeira remessa da vacina contra coronavírus dos laboratórios Pfizer e BioNTech já chegou ao Reino Unido.

Ela foi levada para uma central de distribuição em local não revelado, de onde será remetida para centros de vacinação em todas as regiões, informou a rede pública BBC.

As vacinas da Pfizer são produzidas na Bélgica e viajaram para o Reino Unido através do Eurotunnel, que liga a ilha ao continente.

O Reino Unido aprovou, nesta quarta-feira (2), a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech e anunciou que prevê iniciar a vacinação na semana que vem. Um primeiro lote com 10 milhões de doses será disponibilizado pelo NHS, serviço público de saúde britânico, ainda em 2020.

Ao todo, o Reino Unido encomendou 40 milhões de doses - o suficiente para vacinar 20 milhões de pessoas.

O vice-diretor médico da Inglaterra Jonathan Van-Tam, disse que a primeira rodada de vacinações pode prevenir até 99% das internações e mortes em hospitais da Covid-19.

Em declarações à BBC, Van-Tam disse que isso seria possível se todos na lista de primeiras prioridades tomassem a vacina e ela for altamente eficaz.

Ele disse ser fundamental distribuir a vacina "o mais rápido" e no "maior volume" possível.

A ordem em que as pessoas receberão a vacina foi decidida pelo governo. Os idosos em casas de repouso e funcionários desses lugares estão no primeiro lugar da lista de prioridades, seguidos por pessoas com mais de 80 anos e funcionários de saúde.

 

Como os hospitais já têm instalações para armazenar a vacina aos -70 ° C necessários, as primeiras vacinações provavelmente ocorrerão lá para reduzir o risco de perda de doses.






sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Fronteiras USA Abertas

 

Os EUA estão considerando rescindir proibições de entrada para a maioria dos viajantes estrangeiros que estiveram recentemente no Brasil, na Grã-Bretanha, na Irlanda e em outros 26 países europeus pertencentes ao Espaço Schengen, convenção entre países da região sobre abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas. A informação veio de cinco autoridades americanas e de companhias aéreas consultadas pela agência de notícias Reuters.

 

A administração Trump impôs as proibições em uma tentativa de conter a nova pandemia de coronavírus, que já vitimou mais de 259 mil americanos desde o começo do ano. Ainda segundo a Reuters, embora haja esse relaxamento na entrada de visitantes ao país, os EUA ainda não estão considerando suspender as proibições de entrada para cidadãos não americanos que estiveram recentemente na China ou no Irã.

 

Procurados pela Reuters, a Casa Branca, o Departamento de Segurança Interna e os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) não quiseram comentar sobre o assunto.




quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Maradona Morreu

 

Parada Cardiorrespiratória

“Por definição, é quando o coração para de bater”, ensina Juliana Soares, clínica-geral e cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ou seja, parada cardiorrespiratória é sinônimo de parada cardíaca — e é um evento muito grave, que exige assistência rápida para diminuir o risco de morte.

 

Há diferentes causas desse problema. “O infarto é um dos mais comuns”, diz Juliana. AVC, cardiomiopatias, doenças genéticas e overdose também podem disparar uma parada cardiorrespiratória.

 

Sabe-se que Maradona foi internado no começo do mês com sintomas de anemia. Na época, os médicos encontraram uma pequena hemorragia no cérebro, que exigiu uma cirurgia. A condição é chamada de hematoma subdural. Ele recebeu alta no dia 12 de novembro. “Com as informações do momento, não dá para relacionar esse evento com a parada cardiorrespiratória de hoje”, pondera Juliana.

 

Maradona também enfrentou uma longa batalha com o abuso de drogas. “A gente sabe que os entorpecentes podem acabar contribuindo para a piora do sistema cardiovascular e da saúde como um todo. Isso deixa uma pessoa mais suscetível às causas da parada cardiorrespiratória”, analisa Juliana. “Mas, de novo, não dá para afirmar qualquer coisa sobre isso no caso de Maradona”, arremata.

 

Atenção: parada cardiorrespiratória e mal súbito não são a mesma coisa. Nesse segundo caso, estamos falando de um mal-estar intenso, que surge de repente, e costuma causar desmaio e perda de consciência.

 

A morte súbita, por sua vez, é definida como o óbito inesperado de alguém que não apresentava quaisquer sintomas suspeitos até uma hora antes do ocorrido. “Ou quando a vítima estava sozinha, mas é encontrada morta e, menos de 24 horas antes, tinha sido vista sem manifestar qualquer sinal”, complementa Juliana.

Dá para antever uma parada Cardiorrespiratória

Nem sempre, mas às vezes é possível identificar sintomas das causas dessa encrenca. Tontura, desmaio, mal-estar e dor no peito podem acusar um infarto, que, se não tratado rapidamente, tem potencial para levar a uma parada cardiorrespiratória.

Dor de cabeça, dificuldade de locomoção súbita, paralisia de um lado do corpo são sinais de AVC, outra causa de parada cardiorrespiratória.

No longo prazo, evitar ou controlar doenças associadas a problemas cardiovasculares minimiza o risco dessa condição. Como? Alimentando-se bem, fazendo exercícios, dormindo bem, manejando o estresse, seguindo orientações e tratamentos médicos…



quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Covid - Segunda Onda

 

Nova variante do coronavírus se espalha pela Europa, alertam cientistas.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, nova cepa surgiu na Espanha e é responsável pela maioria dos novos casos de Covid-19 no continente

 

Uma variante do coronavírus, que surgiu entre trabalhadores no nordeste da Espanha em junho, se espalhou rapidamente por grande parte da Europa desde o verão e é a responsável pela maioria dos novos casos de Covid-19 em vários países do continente, que vive uma segunda onda de infecção.

 

De acordo com o Financial Times, uma equipe internacional de cientistas que rastreia o vírus por meio de suas mutações genéticas descreveu a disseminação da variante, identificada pelo acrônimo 20A.EU1, em um artigo que será publicado nesta quinta-feira (29). A nova cepa, informa o jornal britânico, já é responsável por mais de 80% dos casos no Reino Unido.

 

O estudo, que ainda não foi publicado em periódico revisado por pares, sugere que pessoas que voltaram de férias na Espanha desempenharam um papel fundamental na transmissão do vírus pela Europa. Essa é uma possibilidade que levanta indagações sobre se a segunda onda que está varrendo o continente poderia ter sido reduzida com uma melhor triagem em aeroportos e outros centros de transporte.

 

— A partir da disseminação da 20A.EU1, parece claro que as medidas [de prevenção contra o coronavírus] em vigor muitas vezes não eram suficientes para interromper a transmissão das variantes introduzidas neste verão — afirmou Emma Hodcroft, geneticista da Universidade de Basileia (Suíça) e líder do estudo, ao Financial Times.

 

ada variante do vírus tem sua própria assinatura genética, por isso ela pode ser rastreada até o local de origem. As equipes científicas na Suíça e na Espanha estão examinando o comportamento da nova cepa para determinar se ela pode ser mais letal ou infecciosa do que outras.

 

Cepa é diferente de outras versões do vírus

De acordo com o jornal britânico, Emma Hodcroft enfatizou que não há  “nenhuma evidência de que a propagação [rápida] da variante se deva a uma mutação que aumente a transmissão ou impacte o resultado clínico” . Mas ressaltou que a 20A.EU1 era diferente de qualquer versão do Sars-Cov-2 que ela havia encontrado anteriormente.

 

— Não vi nenhuma variante com esse tipo de dinâmica desde que comecei a observar sequências genômicas de coronavírus na Europa — disse Hodcroft ao Financial Times.

 

Os cientistas estão trabalhando com laboratórios de virologia para descobrir se a 20A.EU1 carrega uma mutação específica na proteína spike (espícula, em inglês), que o vírus usa para entrar nas células humanas, capaz de alterar seu comportamento.

 

As mutações são mudanças nas "letras" do código genético do vírus, que podem se agrupar em novas variantes e cepas. Já havia sido identificada uma mutação no Sars-Cov-2, chamada D614G, a qual cientistas acreditam tornar o vírus mais infeccioso.

 

— Precisamos de mais estudos para encontrar mutações que atingiram alta frequência na população e, em seguida, fazer a engenharia reversa para ver se elas tornam o vírus mais transmissível — disse ao jornal britânico Joseph Fauver, epidemiologista genético da Universidade de Yale que não esteve envolvido na pesquisa.





quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Vacina para todos

 

A farmacêutica americana Moderna anunciou nesta quinta-feira que não registrará patentes de sua vacina candidata contra a Covid-19 enquanto a pandemia do novo coronavírus persistir. A decisão, uma vez confirmada, permitiria que outras companhias replicassem a fórmula do imunizante, ampliando a capacidade de produção do imunizante e facilitando sua universalização.

 

Em um comunicado, a empresa informou que pretende licenciar os direitos de propriedade intelectual sobre o produto apenas após o fim da pandemia de Covid-19. A vacina testada pela Moderna é tida como uma das principais na corrida global por um imunizante capaz de bloquear a infecção pelo novo coronavírus.

 

A empresa recebeu US$ 1 bilhão da Operação Warp Speed, iniciativa do governo americano para acelerar o desenvolvimento de potenciais vacinas contra o Sars-CoV-2, e mais US$ 1,5 bilhão para assegurar doses para os Estados Unidos.

 

 

A vacina criada pela empresa conta com a parceria dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos EUA. A fórmula consiste em fragmentos de RNA, material genético do vírus. Dentro do organismo humano, eles produziriam proteínas do patógeno capazes de estimular o sistema imune a atacar o coronavírus no momento da infecção.




quinta-feira, 24 de setembro de 2020

NOVO SISTEMA DE PENHORA ONLINE

 

Desde 08/09, o SisbaJud - Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário substituiu integralmente o BacenJud. O sistema é uma nova plataforma eletrônica para rastreamento e bloqueio de ativos de devedores com dívidas reconhecidas pela Justiça.

Com novas funcionalidades para dar maior celeridade no cumprimento das decisões judiciais, o SisbaJud foi desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Banco Central e a PGFN

À época, ao fazer o anúncio do novo sistema, Toffoli disse que o SisbaJud está associado ao cumprimento de contratos e tem potencial para ajudar a reduzir custos desnecessários ao bom andamento da economia brasileira. "A credibilidade, a segurança jurídica e o cumprimento dos contratos passam, também, por decisões judiciais.

E isso também importa na diminuição do custo Brasil, no cumprimento dos contratos e na execução dos créditos que são aferidos e são reconhecidos pelo Sistema de Justiça", afirmou.

Novas funcionalidades

Entre as principais mudanças está a expectativa de maior celeridade no cumprimento de ordens de pedido de informações financeiras (afastamento de sigilo bancário) e automação das ordens de bloqueio de valores para o pagamento de credores no PJe.

No BacenJud, magistrados dos diversos ramos da Justiça tinham que esperar, a partir da emissão das ordens judiciais de quebra de sigilo bancário, semanas e até meses para ter acesso aos dados financeiros dos devedores, considerando que as respostas eram encaminhadas fisicamente na maioria dos casos.

No novo sistema, a resposta passa a ser feita por meio virtual, sem a necessidade do envio das informações pelos Correios.

Outra mudança é que o acesso à consulta online dos relacionamentos bancários do devedor com as instituições financeiras.

"Pelo SisbaJud, é possível bloquear tanto os valores em conta corrente como ativos mobiliários, como títulos de renda fixa e ações. Em breve, novas funcionalidades serão incluídas no sistema, que está preparado para o aperfeiçoamento constante, sempre em prol da melhoria dos serviços judiciários, dada a sua arquitetura moderna", explicou Dias Toffoli.




sábado, 19 de setembro de 2020

Rosh Hashana

 Mensagem de Rosh Hashana 


Ao entardecer de amanhã, iniciam-se as celebrações de Rosh Hashana, literalmente, em hebraico, a celebração da "cabeça do ano". 

Estamos em 5781 e sabemos mais do que sabíamos o ano passado, mas ainda assim ignorantes frente aos desígnios de Deus. 

Este foi um ano difícil que trouxe provações a muitos num verdadeiro teste de fé. 

O povo judeu tem um histórico de desafios e supera a eles todos através da fé e da união. 

Milhares de pessoas foram e ainda estão sendo assistidas por estes laços de pertencimento durante os terríveis meses que se abateram sobre nós. 

Isto faz parte da cultura que nos une há milênios. Este ano temos que ter como lema combater a desesperança e o sentimento de solidão e fracasso. 

Fomos todos colocados a prova por Deus o que nos remete a pensar quais os valores que elegemos como os mais importantes. 

O Rebe disse que, "o mundo inteiro diz que tempo é dinheiro. Eu digo que tempo é vida". 

Esse pensamento nunca foi tão apropriado para os tempos de hoje. Dinheiro vai e vem, mas a vida, quando vai não volta, deixa apenas saudade e um sentimento de vazio. 

Dediquemos então  todo o tempo que temos a valorização da vida. Sem ela não há riqueza, não há saúde, não há amor. 

Apenas o vácuo de uma existência.


Shana Tova !




terça-feira, 1 de setembro de 2020

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Por que os cães vivem menos que as pessoas

 Por que os cães vivem menos que as pessoas?


Aqui está a resposta (por uma criança de 6 anos):


Sendo um veterinário, fui chamado para examinar um cão de 13 anos de idade chamado Batuta.A família esperava por um milagre.


Examinei Batuta e descobri que ele estava morrendo de câncer e que eu não poderia fazer nada…


Batuta foi cercado pela família. O menino, Pedro, parecia tão calmo, acariciando o cão pela última vez, e eu me perguntava se ele entendia o que estava acontecendo. Em poucos minutos, Batuta caiu pacificamente dormindo para nunca mais acordar.


O garotinho parecia aceitar sem dificuldade. Ouvi a mãe se perguntando;-Por que a vida dos cães é mais curta do que a dos seres humanos?


Pedro disse: “Eu sei por quê.”


A explicação do menino mudou minha maneira de ver a vida.


Ele disse:-”A gente vem ao mundo para aprender a viver uma boa vida, como amar aos outros o tempo todo e ser boa pessoa, né?! Como os cães já nascem sabendo fazer tudo isso, eles não têm que viver por tanto tempo como nós.” Entendeu?


Moral da história é:


Se um cão fosse seu professor, você aprenderia coisas como:


* Quando teus entes queridos chegarem em casa, sempre corra para cumprimentá-los.


* Nunca deixe passar uma oportunidade de ir passear.


* Permita que a experiência do ar fresco e do vento no seu rosto seja de puro êxtase!


* Tire cochilos.


* Alongue-se antes de se levantar.


* Corra, salte e brinque diariamente.


* Evite “morder” quando apenas um “rosnado” seria suficiente.


* Em um clima muito quente, beba muita água e deite-se na sombra de uma árvore frondosa.


* Quando você estiver feliz, dance movendo todo o seu corpo.


* Delicie-se com a simples alegria de uma longa caminhada.


* Seja fiel.


* Nunca pretenda ser algo que não é.


* Se o que você quer, está “enterrado”… cave até encontrar.


* E nunca se esqueça:

Quando alguém tiver num mal dia, fique em silêncio, sente-se próximo e suavemente faça-o sentir que você está ali.



As raças de cães mais populares do mundo

Queda da China

 A China saboreava um crescimento anual de 15%, e dava banho nas economias do ocidente.

Ficou valente, começou a bater de frente com a liderança americana.


O que fez o governo americano? Passou a desviar investimentos da China para a Índia.

Logo, a Índia passou a crescer 15% ao ano e a China foi definhando, definhando até cair na média internacional das maiores economias, de 3.5% de crescimento.

E depois esse crescimento caiu para 1.5%.

Com uma população de 1.4 bilhão de bocas para alimentar e necessidade de ocupar tanta gente, os chineses partiram para a ignorância, quando deveriam parar de peitar os Estados Unidos.

A ignorância chinesa chama-se espalhar vírus pelo mundo.

Antes do corona, a China espalhou dois vírus que causaram grandes prejuízos, mas não abalaram nenhuma economia.

Com o corona, a China avançou na estratégia, usando a política do suborno para fazer do vírus uma arma neutralizante.

A chinesa, presa no supermercado na Austrália cuspindo nos alimentos, é o ‘símbolo’ dessa estratégia.

Mas todo mal provoca reação e a China não sabia que o mundo perceberia o golpe; uma reação contra os produtos chineses.

A China focou no Brasil para implantar sua ditadura comunista, onde sobra produção de alimentos, e encontrou todas as facilidades no suborno aos políticos de esquerda e centrão, todos bandidos e facilmente dominados.

Apátridas são de fácil manejo.

Comprar o Dória foi como comprar uma dúzia de banana na feira.

O governador de SP acreditou que a China o fará presidente de um Brasil ditatorial, com ele funcionando como marionete chinês e acumulando fortuna de rei saudita.

No bojo, todos outros governantes corruptos aderiram ao golpe contra o Brasil.

Eles [os chineses] só não sabiam que aqui o povo apoia o Presidente … e esse povo não permitirá jamais que uma ditadura comunista tome conta do país.

O resultado disso? A China vai se ferrar de verde e amarelo.

Sem investimentos americanos, quebrará. Sem conseguir dominar o Brasil e nossa fonte inesgotável de produção de alimentos, terá que fazer criação de ratos e morcegos para seu povo não morrer de fome.

Não está longe o dia que a China exterminará centenas de milhões de chineses.

Bastará fazer como Mao e Stalin, deixar que morram de fome.

E será por necessidade ideológica.

Todos já viram do que a China é capaz.

Comprar políticos desonestos foi fácil, mas implantar uma ditadura comunista no Brasil, derrubando um presidente que tem maioria do apoio popular e proteção das Forças Armadas e dos EUA, está acima da capacidade dos chineses.



Após fortes chuvas, parte da muralha da China desmorona - Internacional -  Estado de Minas

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Domènec Torrent comanda o Flamengo

 

O Flamengo deu mais um passo para regularizar Domènec Torrent. 

O clube conseguiu os documentos que faltavam para concluir a inscrição do treinador no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e agora aguarda apenas trâmites burocráticos e a publicação do nome do treinador.

 

É preciso que isso ocorra até sexta-feira para que ele possa comandar o time contra o Atlético-MG, no domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Há a confiança no Flamengo de que tudo ficará pronto no prazo necessário.

 

A diretoria havia dando entrada na inscrição de Domènec no começo da semana, logo após a chegada do técnico ao Brasil. Foram apontadas algumas pendências na documentação para que ela fosse processada.

 

O processo com profissionais estrangeiros é mais demorado, pois envolve, por exemplo, a obtenção de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.

 

Domènec Torrent iniciou os treinos no Flamengo na segunda-feira, no mesmo dia em que chegou ao Brasil. Ele teve uma semana cheia para preparar a equipe para a estreia no Campeonato Brasileiro, domingo, no Maracanã.




Domènec Torrent é o novo técnico do Flamengo - Folha Piauí

Vacina em Novembro

Em campanha de reeleição, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país poderá ter uma vacina antes do pleito, no dia 3 de novembro, e que isso "não prejudicaria" suas chances nas urnas. A previsão, no entanto, é considerada pouco realista por autoridades de saúde, como o próprio epidemiologista-chefe da Casa Branca, Anthony Fauci.

Em uma longa entrevista ao programa de rádio do apresentador Geraldo Rivera, Trump disse que uma vacina poderá vir antes do fim do ano, "bem antes". Questionado se isso significa antes da eleição, ele disse:

— Eu acho que em alguns casos sim, possivelmente antes, mas por volta da mesma época — afirmou, antes de ser perguntado se isso lhe daria alguma vantagem eleitoral. — Não prejudicaria, não prejudicaria. Mas eu não estou fazendo isso pela eleição. Eu quero rapidez porque quero salvar muitas vidas.

Conversando com a agência Reuters na quarta-feira, Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, foi bem mais conservador. Segundo o epidemiologista, tido como o contraponto à postura anticiência do presidente, até o fim do ano pode-se esperar que haja a confirmação da segurança de ao menos uma das vacinas em fase de teses.

O mais provável, ele diz, é que haja dezenas de milhões de doses disponíveis nos primeiros meses de 2021, número que deverá chegar a um bilhão no final do ano que vem. Em meio a preocupações de que as motivações políticas do presidente ponham em xeque a segurança de uma futura vacina, o médico disse:

— Eu discuti isso com autoridades reguladoras que prometeram não deixar considerações políticas interferirem com uma decisão reguladora — afirmou Fauci, alvo de uma campanha de ataques da Casa Branca. 

— Nós discutimos explicitamente sobre isso.

Trump deverá assinar nesta quinta um decreto para aumentar a produção de remédios e equipamentos médicos nos EUA. A medida prevê que o governo compre equipamentos e insumos considerados essenciais, acelera a aprovação de novos remédios e busca aumentar a produção da indústria farmacêutica. Ela também é vista como mais um capítulo da disputa sino-americana, já que o gigante asiático é o maior produtor planetário de ingredientes ativos usados pela indústria farmacêutica.

Com mais de 4,8 milhões de casos de Covid-19 e 158 mil mortes nos EUA, a pandemia e suas consequências são um grande empecilho para os planos de reeleição do presidente. Buscando reaquecer a economia, Trump pressiona para a reabertura das escolas e para a retomada total da economia. As mortes diárias causadas pelo novo coronavírus no país, enquanto isso, vem ultrapassando mil.

Conforme a insatisfação com a crise fica clara, Biden continua na frente nas pesquisas de intenção de voto, com 49,1% contra 42,7% de Trump, segundo o agregador de pesquisa Real Clear Politics. Questionado se a eleição será um referendo sobre sua resposta à pandemia, Trump disse a Rivera que os eleitores deveriam considerar outros assuntos.

— Eu acho que é um referendo sobre tudo. O que eu fiz, ninguém fez nos primeiros três anos e meio de governo, seja a construção da Força Espacial, reconstruir nossas Forças Armadas ou erguer o muro — disse o presidente, que voltou a culpar os governadores pela crise. 

— Eu acho que nós [a Casa Branca] fizemos um excelente trabalho.




Presidente Donald Trump, durante entrevista coletiva na Casa Branca Foto: OLIVIER DOULIERY / AFP

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Vacina contra Covid-19


A Pfizer Inc e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech SE fecharam um acordo de US$ 1,95 bilhão (R$ 9,9 bilhões) do governo dos Estados Unidos para produzir e entregar 100 milhões de doses da vacina BNT162 candidata contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelas empresas nesta quarta-feira. A fórmula recebeu ontem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser testada no Brasil.

O acordo ainda permite ao governo norte-americano obter 500 milhões de doses adicionais, totalizando 600 milhões de doses, anunciaram o Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o Departamento da Defesa. Na última segunda-feira, a Pfizer e a BioNTech também fecharam um acordo com o Reino Unido assegurando a entrega de 30 milhões de doses para o país europeu.

Em ambos os casos, a entrega e o pagamento serão condicionais: os EUA, por exemplo, só pagarão pelas vacinas caso elas se demonstrem eficazes e sejam autorizadas pela Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa no Brasil. Os acordos com os governos americano e britânico superam a capacidade total de produção prevista para 2020, de 100 milhões de doses.

Isso significa que, mesmo se a vacina tiver sua eficácia comprovada antes do fim do ano — hipótese encarada com ceticismo e cautela por parte de especialistas — e sua utilização aprovada pelas reguladoras dos dois países, a meta só deve ser completada em 2021. O governo dos EUA e as duas companhias informaram que as vacinas serão fornecidas gratuitamente à população americana mediante a aprovação da FDA.

Negociações em aberto
Além disso, as duas empresas anunciaram hoje que há negociações similares em aberto com outros governos. O acordo se diferencia dos últimos investimentos da Casa Branca na chamada Operation Warp Speed, ou "Operação Dobra Espacial", um programa conjunto do Departamento de Saúde e Serviços Humanos e do Departamento da Defesa americano para acelerar o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e diagnósticos de coronavírus. É o valor mais alto do programa até o momento.

Antes, o governo de Donald Trump gastou bilhões de dólares no desenvolvimento e na aquisição de uma vacina em potencial de diferentes companhias como a Moderna, a AstraZeneca e a Johnson & Johnson. Agora, Pfizer e Biontech dependem da garantia de imunização contra o coronavírus Sars-CoV-2 para receberem o dinheiro. As empresas disseram que acreditam estar prontas para receber algum tipo de aprovação regulatória já em outubro, se os estudos em andamento tiverem sucesso.

A candidata a vacina da Pfizer e da BioNTech está entre as que serão submetidas a um teste de larga escala. A vacina se mostrou promissora em pequenos estudos de estágio inicial com humanos. Atualmente, Pfizer e BioNTech esperam ampliar a produção global de vacinas para 1,3 bilhão de doses até o final de 2021, dependendo da seleção final da dose de seu teste clínico. Como os ensaios clínicos envolvem a aplicação de uma dose dupla, a primeira parcela poderá imunizar 50 milhões de americanos, podendo chegar a 300 milhões de pessoas caso os EUA adquiram todo o valor previsto no contrato.

Laboratórios anunciam que não vão vender vacinas a preço de custo